Por Wilfried Körber
Devocional
Se examinarmos a Bíblia, vamos encontrar muitos que, pelo seu andar em obediência e justiça, foram considerados íntegros e isso agrada a Deus.

Há alguns dias, escrevi um texto com o título: “Andando dia e noite com o Senhor”. O povo, com Moisés, andava pelo deserto e Deus os guiava, de dia numa nuvem e de noite numa coluna de fogo. Esse episódio é conhecido, e poucos percebem a grande mensagem que contém. Ser guiado por Deus pelos caminhos do deserto, recebendo proteção e direção é uma coisa, e andar com Deus, como Enoque fazia, tem outra profundidade. Enoque, da sétima geração depois de Adão viveu em comunhão com Deus e isso mereceu destaque. Enoque viveu 365 anos, uma vida curta para sua época, e sua biografia é muito reduzida. O versículo 24 do quinto capítulo de Genesis diz: “Andou Enoque com Deus, e já não era, porque Deus o tomou para si”. Outro relato, agora no Novo Testamento, em Hebreus 11.5 diz: “Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado porque Deus o trasladara. Pois antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus”.
Poderíamos perguntar: “Como é andar com Deus? O que Deus requer?”. A resposta está no próprio texto: “De haver agradado a Deus”. Poderíamos ainda fazer outra pergunta: “Com que podemos agradar a Deus?” Pode haver muitas respostas. Vamos olhar para um detalhe da vida de Salomão.
Em 1 Reis 3 lemos que Deus agradou-se de Salomão. Primeiro, Salomão amava ao Senhor, andando nos preceitos de Davi (3.3). Por conta desse amor, Salomão foi ao lugar mais alto da região, e ofereceu mil holocaustos em um altar. Como consequência, Deus apareceu a Salomão em sonhos, e lhe disse: “Pede-me o que queres que eu te dê”. Diz ainda o texto:
“Respondeu Salomão: De grande benevolência usaste para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou contigo em fidelidade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a Tua face; mantiveste-lhe esta grande benevolência e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como hoje se vê. Agora, pois, ó Senhor meu Deus Tu fizeste reinar este Teu servo em lugar de Davi, meu pai; não passo de uma criança, não sei como conduzir-me. Teu servo está no meio do Teu povo que elegeste, povo grande, tão numeroso que se não pode contar. Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a este grande povo? Estas palavras agradaram ao Senhor…”
Não sabemos o que Enoque fez, mas em Hebreus11.5 lemos que ele obteve testemunho de haver agradado a Deus. Se continuarmos examinando outros vultos da Bíblia, vamos encontrar muitos que pelo seu andar em obediência e justiça foram considerados íntegros e isso agrada a Deus. Vamos imitá-los?
Wilfried Körber nasceu em Göttingen na Alemanha em 1931 e vive no Brasil desde 1937. Converteu-se aos 16 anos na então Igreja Alemã Batista Zoar, frequentada por sua mãe. Membro fundador da Igreja Batista Filadélfia de São Paulo, envolveu-se com o trabalho de evangelização de crianças e missões, com sua esposa Gisela, de saudosa memória. Há mais de uma década escreve textos para o devocionário Presente Diário. Atualmente vive em Sorocaba, SP. @lampadaparaosmeuspes_.
Leia mais:
Add a Comment