Visão

Homens e Mulheres 60+, comprometidos em suas comunidades de fé e engajados no serviço do Reino de Deus – na igreja local de comunhão, na comunidade e na sociedade mais ampla – por intermédio do uso de suas habilidades e experiências adquiridas no decorrer dos anos, envolvidos em iniciativas/projetos, para: 

• Restauração do ser humano 
• Justiça no ambiente sócio-econômico 
• Equilíbrio da natureza

 

Missão

Nossa missão é impulsionar os 60+, aposentados ou não, a desenvolverem uma segunda carreira e o autocuidado, a continuarem a dar frutos ao longo do processo de envelhecimento.

Visualizamos três meios possíveis:

Realização de Encontros de Reflexão & Comunhão que promovam a troca de experiências, o despertamento, o encorajamento e a capacitação no sentido de colocar suas habilidades, experiências e maturidade espiritual a serviço do Reino, com vigor e entusiasmo, gerando contribuição ao próximo e à sociedade e também seu próprio bem-estar.

Os encontros são voltados para pastores, líderes e influenciadores de comunidades eclesiais, e realizados em locais aprazíveis de lazer e de aprendizado, que levem à reflexão e contemplação da grandiosidade da natureza criada por Deus e de artefatos desenvolvidos por homens. Espera-se que isso ajude os participantes a se inspirarem no Senhor que continua trabalhando até hoje a quem devemos continuar a servir até o último suspiro da nossa vida.

O programa dos encontros é montado sobre três eixos. O primeiro eixo busca aquisição da visão, entender o amplo alcance do reino de Deus, o mandato para cuidar da seara e o jardim do Senhor, a visão missionária e as oportunidades de se envolver e cooperar com suas habilidades e experiências nas obras do Reino.

O segundo eixo é entender a si mesmo, a fase da vida que nos encontramos, a nossa vocação, nossos dons, a renovação do chamado de cada um, experiência e maturidade para viver e servir no Reino de Deus – tendo em mente a construção de uma ‘segunda carreira’ sem preocupação com ganho financeiro mas sim de contribuição a sociedade.

E o terceiro eixo é o de autocuidado: quem não sabe se cuidar, não sabe cuidar dos outros. Ser saudável significa não apenas fisicamente estar bem, mas não negligenciar as dimensões emocional, social e espiritual.

A programação dos encontros contempla momentos de lazer, para desfrutar a beleza da criação de Deus e dos homens, fazer novas amizades e aprofundar a comunhão. Os expositores convidados são preferencialmente 60+ que experimentaram pessoalmente os temas a serem abordados.

Criação de Redes de Conexão e Intercâmbio entre necessidades / oportunidades de serviço e disponibilidade de habilidades / experiências que resultem em benefício e satisfação para ambas as partes.

Com o despertamento e encorajamento para uma ‘segunda carreira’ segue-se como consequência criação de uma rede de conexão e intercâmbio. De um lado identificam talentos e experiências de voluntários 60+ e do outro lado faz-se o mapeamento de necessidades e oportunidades de serviço, finalizando com a compatibilização entre ofertante e receptor. Espera-se contar com todo espectro de carreiras e profissões, tais como médicos, engenheiros, advogados, administradores, empresários, professores, psicólogos, terapeutas, eletricistas, artesãos, mecânicos, etc. Ao prover serviços, muitas vezes há necessidade de levantamento de recursos financeiros, que poderão vir de doações individuais, coletivas e corporativas ou, identificação e obtenção de recursos públicos governamentais.

Considerando a dimensão continental do Brasil e suas particularidades, é de se esperar que surgirão  núcleos locais de MC 60+ em regiões e cidades espalhadas pelo Brasil afora. O MC60+ incentiva o surgimento desses núcleos que adotem a Missão, a Visão e as Características do movimento. As características são autonomia e interdependência, mutualidade, diversidade de experiência profissional e comprometimento com Valores do Reino.

Difusão e Geração de Conhecimento para os 60+, temas diversos visando atualização em áreas de interesse como também conhecimento do autocuidado. Para as igrejas locais, a respeito dos 60+, mudando atual lente de visão desse segmento de ‘dependentes de cuidado’ para ‘agentes cuidadores ativos’, nas comunidades eclesiais e na sociedade.

Há necessidade de difusão de conhecimentos diversos e atuais para os 60+ por meio de literatura tradicional e digital com objetivo de inserção e atualização em várias áreas do saber, em particular,  áreas de maior avanço tecnológico e de saúde do autocuidado. Para igrejas locais a respeito dos 60+, é necessário esclarecer e mudar a percepção de que os 60+ são pessoas ‘dependentes de cuidado’,  limitados em raciocínio e incapazes em ação e que podem ser escanteados. Mudar para a visão de que os 60+ podem ainda ser ‘agentes cuidadores ativos’, participantes com potencial de uso de suas experiências e habilidades que os mais jovens ainda não possuem.

Com relação a geração do conhecimento, é ainda incipiente. Entretanto, visualiza-se um grande potencial multiplicador e impacto junto às igrejas e à sociedade. Exige-se uma reflexão mais aprofundada, pois é necessária uma pesquisa do estado da arte de literatura nacional e internacional a esse respeito, como também identificação de instituições e autores capazes de cumprirem esse papel no contexto brasileiro.