Por Jason Mandryk, Tom McCormick & Adriana Saldiba
ESTADO ATUAL E FUTURO DO ENVELHECIMENTO GLOBAL
James Hillman escreve: “O século XXI pode ou não ser marcado pela consciência ecológica, mas certamente será caracterizado pela sua população envelhecida.” 1 O envelhecimento global está ocorrendo rapidamente e, sem dúvida, será uma força modeladora no nosso mundo futuro.2 A Divisão de População das Nações Unidas estima que o número de pessoas com 65 anos ou mais deve dobrar nos próximos trinta anos, de modo que, até 2050, entre 16 a 22 por cento da população global terá 65 anos ou mais.
O envelhecimento global será variável regionalmente, mas permanecerá uma realidade constante.3 Mesmo na região demograficamente mais jovem, a África, a proporção daqueles com 65 anos ou mais em relação aos menores de 15 anos aumentará mais rapidamente (três vezes) do que na Europa (duas vezes) ou na América do Norte (duas vezes).4
Em resumo, conforme resumido pela Divisão de População da ONU do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais:
- O envelhecimento da população é sem precedentes — Não tem paralelo na história da humanidade, com um envelhecimento ainda mais rápido e intenso a caminho.
- O envelhecimento da população é onipresente – Trata-se de um fenômeno global que afeta todo homem, mulher e criança… embora de maneira distinta.
- O envelhecimento da população é profundo — Terá consequências e implicações significativas para todas as regiões do mundo, todas as camadas socioeconômicas e todos os aspectos da vida humana.
- O envelhecimento da população será duradouro — Não retornaremos às populações jovens de antes 5.
A população mundial está envelhecendo
O impacto desta maciça tendência demográfica será abrangente, afetando a economia, as normas socioculturais, os quadros morais e éticos, a infraestrutura de saúde, as migrações geográficas e as relações intergeracionais. O envelhecimento global também terá um impacto na igreja, no discipulado e na Grande Comissão. Assim, o envelhecimento global é uma realidade demográfica que apresenta a imperativa necessidade de uma resposta teológica e missiológica correspondente. No entanto, uma análise geral das iniciativas evangélicas em diferentes meios de comunicação, conferências e treinamentos revela que o envelhecimento global não tem sido uma alta prioridade, além de dignas iniciativas em pequena escala. A igreja pode se dar ao luxo de esperar que o envelhecimento global tenha um impacto significativo? Este relatório informa à igreja sobre a realidade, as oportunidades e os desafios do envelhecimento global, com a esperança de que ela permaneça fiel ao seu Senhor e à nossa Grande Comissão.
EFEITOS DO ENVELHECIMENTO GLOBAL
Efeitos econômicos e sociais
O envelhecimento global acarreta uma acumulação de encargos sociais, aumentando as populações economicamente não produtivas, esgotando os fundos de pensão e ampliando as necessidades de cuidados com a saúde.”6
Preocupações médicas aliadas ao isolamento social intensificam os desafios econômicos. Nos Estados Unidos, estima-se um gasto adicional anual com o Medicare (para pessoas idosas) na ordem de 6,7 bilhões de dólares. Na China, devido às exigências de cuidados de longa duração para aqueles com 85 anos ou mais, alguns concluem que os cuidados de longa duração representam uma ameaça ao crescimento econômico do país. Dos indivíduos com 85 anos ou mais previstos para estar vivos em 2050, aqueles na China serão 1,4 vezes mais do que o total de pessoas vivendo em todo o mundo no ano 2000 e, até 2050, 26 por cento da população mundial com mais de 85 anos residirá na China, enquanto 8 por cento estarão nos EUA. 8 Já a China lidera mundialmente no número total de casos de demência, com 20 por cento dos casos globais, e 1.000.000 de novos diagnósticos por ano, estimando-se que 90 por cento não sejam diagnosticados. Até 2050, cerca de 50 por cento dos casos globais de demência estarão na China; 30 por cento nas Américas; 19 por cento na Europa e 16 por cento na África. Ao longo da história da igreja, os cristãos se dedicaram a cuidar daqueles em situação de necessidade especial, fundando hospitais para o cuidado físico e mental, leprosários, ministérios para cegos, surdos, deficientes, entre outros. O cuidado com a demência é uma área de necessidade especial em crescimento entre as pessoas idosas. Existem aproximadamente 9.900.000 novos casos em todo o mundo por ano, ou seja, um novo caso a cada 3,3 segundos.
A Razão de Dependência de Idosos agrava este desafio; ou seja, as porcentagens da população em idade ativa em comparação com aqueles que necessitam de cuidados de saúde dispendiosos ameaçam todas as regiões do mundo. 9Aliado a este desafio está o desafio relacionado aos membros da família responsáveis pelo suporte aos pais. Geralmente, os filhos da população mais velha estão inseridos no mercado de trabalho e também têm a responsabilidade de cuidar dos seus pais. A Razão de Apoio Parental indica a gravidade das mudanças demográficas: existem menos cuidadores adultos filhos em comparação com o número de pais que necessitam de apoio.
A Razão de Dependência de Idosos e a Razão de Suporte Parental exacerbam a pressão econômica sobre as famílias, mas, por outro lado, incentivam as residências multigeracionais que estão mais bem preparadas para se apoiarem mutuamente. Comunidades capazes de estabelecer relações interdependentes saudáveis entre gerações mostrarão maior resiliência diante dos desafios futuros.
>> Clique aqui e continue lendo <<
Notas
1. A Força do Caráter: E a Vida Duradoura (2000), p. xx.
2. As razões básicas são simples: diminuição da taxa de fecundidade (# de crianças / mulheres em idade fértil) e aumento da expectativa de vida. Para um gráfico simples , confira ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL: 4>1950-2050, p. 5.
3. Confira https://www.researchgate.net/figure/Percentage-of-population-aged-60-years-or-over-by-region-from-1980-to-2050_fig4_344199610
4. Confira ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL: 1950-2050, p. 16.
5. Resumo Executivo do Envelhecimento da População Mundial 1950-2050. Direitos Autorais © Nações Unidas 2002, Divisão de População, Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais.
6. O Fundo de População das Nações Unidas e a HelpAge International afirmam: “O envelhecimento da população é uma tendência global importante que está transformando economias e sociedades ao redor do mundo.” “Envelhecimento no século 21: Uma Celebração e um Desafio — Sumário Executivo.” 5 de outubro de 2012. https://www.helpage.org/resource/ageing-in-the-21st-century-a-celebration-and-a-challenge-executive-summary/.
7. Até 2025, 26% desses 85+ em todo o mundo estarão na China.
8. http://www.duke.edu/web/cpses/Dudley%20Poston.ppt
9. Na China, tem-se observado uma diminuição constante no número de adultos em idade produtiva, passando de 7,8 para o suporte econômico de cada idoso em 1985 para (projetado) 1,6 em 2050.
Vale muito a pena ler este livro.