Por Elias Bispo
Há quase 30 anos, por iniciativa do Rev. Edijéce Martins Ferreira, pastor emérito da Igreja Presbiteriana da Madalena, em Recife, PE, foi organizado o Ministério da Terceira Idade, denominado Águias de Cristo.
As programações do Águias de Cristo são diversificadas e abrangem aspectos espirituais, evangelísticos, missionários, culturais, musicais, esportivos e recreativos, buscando-se a interação intergeracional e com outros ministérios da comunidade.
Essas atividades foram interrompidas em decorrência do distanciamento social imposto pela pandemia da Covi-19, ensejando o desenvolvimento do Programa de Assistência a Terceira Idade, Engata Terceira.
Foram consideradas algumas linhas mestras como consolidação da cosmovisão cristã, assistência espiritual e material, manutenção das amizades, estilo de vida saudável e, na medida do possível, com a flexibilização das regras de isolamento, o retorno à igreja.
A população idosa da Madalena é composta por cerca de 130 idosos, com idades entre 60 a 100 anos, sendo 89 mulheres e 41 homens, distribuídos nas seguintes faixas etárias:
- 90 – 2 idosos
- de 80 a 89 – 25 idosos
- de 70 a 79 – 44 idosos
- de 60 a 69 – 59 idosos
O Engata Terceira exigiu a elaboração de um plano de ação que possibilitasse a assistência com base nas seguintes premissas:
- Mobilização dos irmãos interessados em participar da ação de várias faixas etárias, em especial os mais jovens;
- Fazimento de pelo menos um contato mensal com todos os idosos;
- Realização de contatos por telefone com o objetivo de se atingir toda a população de idosos;
- Remessa de mensagens físicas a essa membresia, que corresponde a 25% da comunidade;
- Fazê-los se sentir prestigiados e não esquecidos pela igreja, comemorar o Dia do Idoso;
- Levantar as necessidades dos contatados, com consolidação e repasse das informações ao Conselho e Junta Diaconal, quando necessário.
Passada a pandemia, o Águias de Cristo retornou as suas atividades com muita força, colhendo-se bênçãos como a manutenção da identidade do grupo, a abertura de um diálogo intergeracional entre aqueles que participaram do projeto; comunhão entre os idosos e os jovens; o resgate do sentimento de pertencimento a comunidade; a alegria de sentir integrante do Corpo de Cristo.
Elias Bispo é contador, atua na área financeira há 44 anos, educador financeiro, servidor público, casado com Mércia (psicóloga) há 42 anos, um casal de filhos, três netos, presbítero na Igreja Presbiteriana Madalena.
Um bom modelo de visão construtiva sobre o envelhecer. E amostra das grandes possibilidades que a igreja tem de ser e viver como comunidade salutogênica, abençoadora.