Como aprender a “contar os nossos dias”?

“A velhice é uma realidade concreta, durável, e vivida, que propõe problemas práticos, cujos conteúdos podemos discutir com objetividade.”
Paul Tournier

Cada fase tem seus desafios, suas limitações e importância na formação da pessoa. Quem já passou pela infância, adolescência e juventude é uma pessoa com todas as responsabilidades da vida adulta que caminha para maturidade. Na perspectiva de uma vida longa é possível esperar que há muita coisa boa pela frente.

Enquanto o envelhecer acontece, o movimento da vida continua (saúde, espiritualidade, família, compromissos, serviço entre outros) e os 50, 60, 70, 80, 90+ são encorajados pela Bíblia a buscar conhecer a Deus e sua vontade, e ajustar-se a ela. Aprender a discernir as coisas essenciais, verdadeiramente importantes e duradouras, das coisas circunstanciais, secundárias e efêmeras é um longo aprendizado que inclui presente e futuro, até o final da vida.

Pensando sobre a “validade” da vocação – quando ela parece não fazer mais sentido –, Ultimato lançou a série de estudos bíblicos Conversando Sobre o Futuro. De autoria de Marcelo Barreto, os 8 estudos refletem sobre trabalho, saúde emocional, aposentadoria, relacionamentos, entre outras questões e desafios para os que deixaram para trás as “coisas próprias de criança”.

Com assuntos bastante sugestivos, os estudos lembram que envelhecer se aprende, envelhecendo, contando os dias (Sl 90.12) e conversando sobre o futuro (Pv 27.1).

1. Preparando-me para envelhecer

2. Preciso parar de trabalhar?

3. Alegria no trabalho, por que não?

4. Mantendo um corpo saudável

5. Proteja a sua mente

6. Cultivando relacionamentos significativos

7. Administrando as finanças para a aposentadoria

8. Foque no que é essencial

Disponíveis no blog Estudos Bíblicos do portal Ultimatoonline, os estudos podem ser usados no momento da devocional diária a sós, na igreja ou em pequenos grupos.

Crédito da imagem: Marcia Foizer

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *