No III Encontro Nacional do Movimento Cristão 60+, realizado em novembro de 2023, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Projeto Pompeia Visão 2038 que aconteceu entre 2021 e 2023 em Pompeia, cidade do Centro-Oeste paulista. Esta apresentação foi feita por Gilson Nishitani, integrante do MC 60+, membro da Igreja Holiness de Pompeia onde serve com sua esposa Esther.
Fundada em 1928 e emancipada 1938, Pompeia tem cerca de vinte mil habitantes e se destaca pelo seu potencial industrial no segmento de agronegócio e tecnologia. Através da FATEC, a cidade é considerada pioneira no oferecimento do curso de mecanização em agricultura de precisão, e referência nacional com o curso de big data no agronegócio.
Projeto Pompeia Visão 2038
O Projeto Pompeia Visão 2038 é uma iniciativa da sociedade civil, com o objetivo de pensar e propor ações para que Pompeia se torne a melhor cidade de pequeno porte do país. A escolha do ano de 2038 está ligado ao centenário da emancipação da cidade.
Em 2038, desejo morar na melhor cidade de pequeno porte do Brasil! – Como tudo começou
Em 2017, um grupo de pessoas, liderado por Jorge Nishimura, conselheiro do Grupo Jacto, iniciou o processo de “sonhar junto” para construir a melhor cidade de pequeno porte do país até 2038. Consultaram diversos especialistas e elaboraram a Visão 2038, baseado nos seguintes valores:
I. ambiente de paz;
II. evitar ingerências nas instituições;
III. atuar voluntariamente;
IV. trabalhar de forma orgânica, participativa e colaborativa;
V. sem ambição política.
O projeto definiu 11 objetivos estratégicos:
1- Toda criança terá oportunidade de estudar numa escola excelente;
2- Moradores exercem cidadania plena, participando na elaboração, execução e controle de políticas públicas;
3- Mídia imparcial, honesta, participativa e construtiva;
4- Inovação, criatividade e tecnologia estão presentes nos negócios e também em outras áreas da comunidade;
5- Criação e manutenção de ambientes saudáveis, seguros e transformadores;
6- Sistema integrado de saúde com foco nas pessoas;
7- Famílias sólidas e felizes;
8- Cidade ambientalmente responsável;
9- Ecossistema integrando os 3 setores: público, privado e terceiro setor;
10 – Cidade inteligente;
11- Os cidadãos vivem dentro dos mais altos padrões morais, éticos e espirituais.
Para monitorar o alcance desses objetivos estratégicos, o grupo se dividiu em comitês, com seus próprios objetivos, que são:
– Cidadania e integração: Fomentar dinâmicas de engajamento social, incentivando o morador a ser um cidadão proativo na solução das principais demandas da comunidade;
– Saúde: Sistema Integrado da Saúde com Foco na Pessoa e nas Família; – Educação: Visão de futuro para a educação de Pompeia.
Um trabalho conjunto
O programa Visão 2038 foi dirigido pelo Instituto de Desenvolvimento Familiar Chieko Nishimura (IDF) em parceria com a Prefeitura Municipal de Pompeia e sob a coordenação pedagógica da Oficinal Municipal.
O IDF é uma organização sem fins lucrativos com sede em Pompeia. Foi fundado em abril de 2017 por membros da família Nishimura como uma iniciativa para contribuir com a educação e o fortalecimento familiar de colaboradores do Grupo Jacto e seus familiares, bem como do ecossistema e da comunidade local. A Oficina Municipal é uma Escola de Cidadania e Gestão Pública que realiza atividades de formação humana e capacitação técnica voltadas às pessoas que se dedicam à política e à gestão de políticas públicas municipais. A maior parte dos alunos são lideranças, profissionais de diversos setores e gestores públicos que querem compreender a política, suas instituições, valores, princípios e se aperfeiçoar tecnicamente de modo a gerir de modo responsável e competente as cidades brasileiras, seus governos, partidos e organizações da sociedade civil.
Programa de Capacitação de Conselheiros Municipais – um exemplo de iniciativa
O projeto teve início com a formação de comitês temáticos para as áreas de educação, saúde, cidadania e família, reunindo pessoas com atuação e interesses conectados, procurando entender o estado atual da cidade, ouvindo especialistas e compartilhando informações, conhecimento e novas ideias, pensando e propondo soluções para questões que afetam a todos. Liderado pelo grupo “Cidadania e integração”, o Programa de Capacitação de Conselheiros Municipais, é um exemplo dessas iniciativas.
Realizado a partir de uma parceria entre o IDF e a Oficina Municipal, com financiamento do Grupo Jacto e apoio da Prefeitura de Pompeia de maio de 2022 a julho de 2023, o programa ofereceu formação de alto nível aos conselheiros municipais com mais de cem diplomados na primeira turma.
O curso teve 22 aulas online, além de workshops e atividades presenciais, com foco em temáticas relacionadas a democracia participativa, políticas públicas e o cotidiano dos conselhos municipais. Mais de cem participantes concluíram o currículo e receberam seu certificado. Além de moradores de Pompeia, o projeto ofereceu vagas para as cidades de Quintana, Herculândia e Tupã.
Pessoas mais qualificadas e motivadas para a participação na comunidade e um ambiente na cidade de muito entusiasmo por engajamento social estão entre as principais conquistas dessa iniciativa. Mas houve outros desdobramentos: a proposta de criação de um Fórum Municipal pela Primeira Infância e um Fórum Municipal da Cultura.
Para quem se interessar em saber mais sobre o Projeto Pompeia Visão 2038, basta escrever para Eduardo Almeida no e-mail eduardo.almeida@idf.org.br.
Fontes:
Conselhos Municipais de Pompeia: um novo paradigma de participação na política municipal – Relatório a partir da experiência de trabalho da equipe Oficina Municipal no desenvolvimento do Programa de Capacitação dos Conselheiros Municipais de Pompeia. São Paulo, 2023.
Relatório Institucional e de Impacto Social 2021-2023 do Instituto de Desenvolvimento Familiar Chieko Nishimura. Pompeia, 2024
Add a Comment