Tenho dons

Por Wilfried Korber

Quando o apóstolo Paulo fala em dons, relaciona os dons do Espírito Santo. A explicação que ele dá em 1 Coríntios 12.4-11 é a seguinte:

“Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é que opera tudo em todos. A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando um fim proveitoso. Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra de sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro discernimento de Espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpreta-las. Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas essas coisas, distribuindo-as como lhe apraz, a cada um, individualmente.”

É extraordinária a clareza da informação de Paulo. Pena é que não vemos mais hoje alguns desses dons em ação. A igreja precisa reagir e buscar uma renovação para que o padrão original seja reconquistado. Tudo isso se refere aos dons espirituais. Além desses, existem outros dons que são concedidos e devem ser usados para glória de Deus.

Aqui quero lembrar o que Jesus ensinava em Mateus 25.14 e próximos. O texto diz: “Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os bens”.

Acho que conhecemos bem os detalhes dessa parábola. Aqui não se fala de dons espirituais, ou eventualmente, sim, mas das habilidades que todos nós temos para usá-los no desenvolvimento do reino de Deus. Além do talento recebido pelos pregadores para anunciarem o Evangelho, está a capacidade musical, que é diversa e de grande importância no culto a Deus. Temos também aqueles que são profissionais técnicos, com habilidades médicas, ou os dentistas, por exemplo. Eles são requisitados pelas missões que trabalham em lugares remotos, e onde o povo sofre com a falta de tudo. Temos as organizações missionárias que voam a lugares inacessíveis com seus aviões e helicópteros, levando auxílio e trazendo doentes, etc. Esses pilotos receberam talentos e os utilizam na distribuição de auxílio humanitário e necessário. Existem carpinteiros que constroem capelas e mecânicos que consertam veículos utilizados nas missões. Muitas vezes esses serviços são feitos voluntariamente, sem remuneração. A lista de serviços necessários é interminável.

Todos nós temos dons que podem ser úteis no reino de Deus; não esquecendo os redatores e editores, os que produzem revistas, folhetos e Bíblias. Meus leitores, muitas vezes do grupo 60+, às vezes acham que suas tarefas já foram cumpridas. Será? Máquinas paradas, enferrujam. Articulações com pouco movimento, calcificam. Mente vazia se torna oficina do mal. Quero lembrar das orações intercessórias, ou uma voz consoladora ou encorajadora. Todos, todos nós temos condições de fazer alguma coisa para o desenvolvimento do reino de Deus, no qual nosso Mestre é o Rei.

Wilfried Körber nasceu em Göttingen na Alemanha em 1931 e vive no Brasil desde 1937. Converteu-se aos 16 anos na então Igreja Alemã Batista Zoar, frequentada por sua mãe. Membro fundador da Igreja Batista Filadélfia de São Paulo, envolveu-se com o trabalho de evangelização de crianças e missões, com sua esposa Gisela, de saudosa memória. Há mais de uma década escreve textos para o devocionário Presente Diário. Atualmente vive em Sorocaba, SP. @lampadaparaosmeuspes_.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *