Fotografia, uma paixão antiga

“Somos caçadores da foto perdida”. De certa forma, isso realmente nos motiva

Por Muryllo de Queiroz Casséte

“Acho que alguém está me seguindo.”

Meu nome é Muryllo, tenho 67 anos e sou médico. Sou casado com Xênia, pai de Mariah e Jônatas. Desde a adolescência gosto de fotografar, porém nunca fiz nenhum curso específico e fui aprendendo um pouco com a prática. Considero uma ofensa aos profissionais quando me chamam de fotógrafo. Sou apenas um diletante.

Fotografar sempre teve para mim duas vertentes: a memória, quando fotografo familiares, encontros diversos, passeios com amigos e eventos na igreja. O segundo aspecto é a busca por beleza em qualquer forma e em qualquer lugar. Gosto de amplidões com elementos solitários; de animais, aves, insetos, de texturas várias como cascas de árvores, folhas, bolhas, gotas; de objetos ou seres muito pequenos (macrofotografia), onde posso garimpar o belo quase oculto.

A natureza, apesar de maltratada, continua forte.

Seja no pequeno ou nas vastidões, seja nos seres vivos ou objetos, sempre podemos vislumbrar o gênio criativo do nosso Deus. Como nos ensina a Bíblia: “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos” (Sl 19.1-2).

“Este chão está diferente.”

Hoje, me sensibilizo com as fotos preto e branco. Endosso e confirmo uma frase do mestre Sebastião Salgado: “As cores podem nos distrair”. Porém, também gosto de brincar com fotos coloridas, saturando as cores ao extremo e descobrindo nuances e tons escondidos. Enfim, procuro estar atento ao que me cerca, pois frequentemente tropeçamos no belo.

Numa viagem a Fernando de Noronha o avião circulou pra nos mostrar do alto uma pitada da beleza que veríamos na ilha. Um rapaz a bordo, que também fotografava me disse: “Sempre somos caçadores da foto perdida”. De certa forma, isso realmente nos motiva.

Uma pequena maravilha de Deus.

Muryllo de Queiroz Casséte é médico ginecologista e faz parte da Cooperativa Unimed em Belo Horizonte, MG. Ele e sua esposa, Xênia Casséte, são membros da Igreja Batista da Redenção na capital mineira.

>> Clique aqui e conheça uma galeria de fotos de Muryllo Casséte <<

One Response

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *