É possível acumular idade sem ficar velho, mantendo o coração sempre jovem, e envelhecer com graça
Por Viviane Lemos Silva Fernandes
Resenha

Partindo da premissa de que a espiritualidade tem um papel vitalmente importante na saúde mental das pessoas idosas e de que a fé cristã, na dependência da graça de Deus, é crucial para capacitar a pessoa idosa no enfrentamento das circunstâncias que não podem ser alteradas, no livro Velhice com Graça, Wilson Nunes oferece uma série de doze lições solidamente baseadas na Bíblia Sagrada que, admiravelmente, abrem as portas para lidarmos com as mais significativas preocupações das pessoas idosas.
O lançamento é obra de especial interesse para pastores, capelães, líderes de ministério com idosos, famílias e, principalmente, para os próprios idosos que se beneficiarão com a ajuda deste importante recurso. Nesta obra, o autor desenvolve e discute os seguintes tópicos:
Ninguém é velho demais para ser amado
Ninguém é velho demais para crescer
Ninguém é velho demais para mudar
Envelhecendo mas não ficando velho
Que tal aposentar a aposentadoria
Um velho constrói uma grande arca
Nosso chamado para servir
Usando os nossos dons
Resistindo firmes às perdas
Velhice e depressão
Mantendo a perspectiva celestial
Terminando bem

A obra não polemiza doutrinas secundárias, tendo, portanto, um apelo especial para os cristãos de todas as denominações cristãs. Ademais, o e-book vem acompanhado de doze vídeos introdutórios trazendo dicas para o desenvolvimento das lições e questões para reflexão e aprofundamento dos temas. É obra valiosa tanto para o estudo individual quanto para grupos pequenos e pode facilmente ser aplicada em diferentes ambientes educacionais. As lições são bem compreensivas e claras. É literatura perfeita para ser desenvolvida em igrejas (classes de Escola Bíblica Dominical e grupos de idosos), centros-dia, classes de universidade aberta, clínicas geriátricas e instituições de longa permanência.
Recomendo esta obra, não apenas por sua eficácia em extrair do texto bíblico temas vitais sobre o envelhecimento, mas também por sua relevância ligada à possibilidade de preencher uma lacuna na educação cristã que infelizmente ignora completamente os anos da velhice. Os projetos educacionais cristãos têm sido usualmente focalizados nas crianças e nos adultos que ainda trabalham e são ativos. Como resultado muitos idosos se sentem excluídos. Com efeito, vale considerar que, devido às constantes mudanças que a modernidade tem trazido, torna-se necessário desenvolver com as pessoas mais maduras um processo contínuo de educação, capacitando-as a enfrentarem os desafios colocados pela vida no período da velhice. Para isso, não basta uma simples adaptação da educação cristã. O educador cristão tem que ter consciência de que esta é uma faixa etária com necessidades e interesses distintos que exige um currículo educacional distinto. Há que se desenvolver um ensino cristão que corresponda à realidade vivida pelas pessoas idosas de hoje. Desta perspectiva, esta obra se torna uma relevante contribuição para uma nova didática na educação cristã, a geriagogia.
Viviane Lemos Silva Fernandes. Doutora em Ciências e Tecnologias em Saúde pela UnB. Membro titulada Especialista em Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Coordenadora do projeto Universidade aberta a Pessoa Idosa – UniAPI da UniEvangélica
Sobre o autor de Velhice com Graça:
Wilson Nunes é ministro em júbilo pela Igreja Cristã Evangélica do Brasil, mestre em gerontologia pela Universidade Católica de Brasília e nos últimos 18 anos esteve envolvido em servir e ministrar a pessoas idosas. Há 10 anos é professor na Universidade Evangélica de Goiás, Unievangélica.
Para mais informações sobre o livro, escreva para o e-mail nunesw042@gmail.com.
Imagem: Unsplash.
Leia mais:
60+ também fazem missão?, Notícia
Oportunidades na medida, por Barbara H. Burns
Add a Comment