Nossas palavras têm poder

Devemos fazer bom uso da comunicação, glorificando a Deus com nossas palavras

Por Elisa Maria Ferraz Arruda Medeiros

A nossa palavra tem poder. Creio que nossos desejos também procedem do coração e estão ligados às nossas palavras as quais se tornam em confissões faladas.

Creio porque a palavra de Deus me dá essa certeza:

“Fomos criados a sua imagem e semelhança

“A boca fala do que está cheio o coração

e ainda porque

“Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Rm 10.9).

Com o coração cremos e com a boca confessamos o que cremos o que está no coração e, a partir daí, essas palavras podem se transformar em atos.

Nosso coração é o cofre onde depositamos sonhos, projetos desejos e por isso precisa ser vigiado verificando se o que há nele é bom ou ruim.

Como nos orienta Salomão em um dos seus provérbios: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv. 4.23).

Por isso devemos observar nosso coração, discernir seus desejos e atentar para as palavras que falamos, pois os resultados de todas as coisas que ocorrem em nossas vidas são as colheitas das sementes que plantamos com nossas palavras.

Deus nos deu as palavras para que falássemos, sempre, com responsabilidade, conscientes do poder que elas liberam.

A comunicação é uma arte e temos necessidade de usá-la todos os dias.

A linguagem que mais usamos para nos comunicar é a palavra falada ou escrita, que pode ser boa ou ruim, embora, possamos nos comunicar de várias maneiras: podemos falar pelo olhar, pelos gestos, pelo andar, pelo que escrevemos, pelo pisar e até pelo tom da nossa voz.

Quando eu e minhas irmãs éramos crianças, bastava um olhar de minha mãe para sabermos o que queria nos dizer.

Hoje quando temos intimidade com alguém também usamos a linguagem do olhar, basta um olhar para a outra pessoa saber o que pensamos sobre o que está a nossa volta.

Com quais palavras estamos enchendo nosso coração

Dizem que Gabriel Garcia Márquez, canceroso, em um de seus textos despedindo-se da vida escreve que se Deus lhe desse o alongar da sua vida, “possivelmente não diria tudo que penso, mas definitivamente pensaria em tudo que digo”.

A comunicação é um dos maiores presentes dados por Deus, por isso devemos fazer o bom uso desse presente, glorificando-o com nossas palavras.

Quando falamos, nossos pensamentos transformam-se em palavras e, muitas vezes, nossas palavras transformam-se em ações.

Quando falamos estamos agindo no mundo espiritual, nossas palavras são cheias de desejos, força e determinação, por isso é muito importante prestar atenção nas palavras que proferimos, pois estamos expondo nosso interior, nosso coração.

Quando planejamos algo e passa por nosso pensamento que fracassaremos, e esse pensamento começa a tirar a nossa paz, podemos ter a certeza que fracassaremos.

O que devemos fazer então? Que atitudes tomar?

Trocar as palavras negativas que o mundo, as pessoas e as vezes nossa família colocaram em seu coração, e encha-o de palavras boas, transformando-as em uma arma espiritual falada, palavras faladas por Deus, mudando nossa mente como nos orienta Paulo: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente para que experimenteis qual seja a boa, e perfeita vontade de Deus” (Rm.12.2).

Quando fazemos isso, tanto nossos corações, como nossos lábios estão em harmonia com a palavra de Deus. Somos um com o Pai, como era o desejo de Jesus na oração feita por ele no evangelho de João 17.21.

É importante retirar do nosso coração ou da nossa mente as palavras negativas porque elas, muitas vezes, nos convencem que somos fracassados, medrosos, de que não somos ninguém e outros adjetivos, cuja função é transformar nosso coração em pedra, endurecido e maldoso.

Se somos tudo isso devemos pedir ao Senhor que troque esse coração de pedra por um coração de carne.

Elisa Maria Ferraz Arruda, 80 anos, membro da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina, PR.

Imagem: Unsplash.

Leia mais:

>> Como ser forte e corajoso, por Elisa Maria F. Arruda
>> Saber envelhecer, por Oswaldo Luiz Gomes Jacob

7 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *