Os 60+ em movimento
Por Alberto Issamu Honda e Marina Sumi Matuzaki Honda
Sou engenheiro agrônomo, casado com uma pedagoga e assistente social. Estou com 73 anos, temos quatro filhos e quatro netos.
Trabalhei com marketing em uma empresa de máquinas agrícolas por 34 anos e fui gestor de uma Fundação, dedicada à educação por 16 anos. Atualmente, participo dos conselhos da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia e da UDF – Universidade da Família.
A Sumi, minha esposa, foi professora de educação básica e diretora de escola por 25 anos. Juntos, participamos do Conselho Municipal da Família de Pompeia, desde 2023.
Em 2017, Jiro e Hiromi Nishimura começaram o “Grupo 60+” na Igreja Evangélica Holiness de Pompeia, SP, do qual éramos auxiliares. Em 2023, assumimos a coordenação do grupo, sendo auxiliados pelo casal Gilson e Esther Nishitani.
Inicialmente, as reuniões aconteciam nos lares. Durante a pandemia da Covid-19, as reuniões passaram a ser online e atualmente as reuniões voltaram a ser presenciais, nas casas dos participantes.
O grupo 60+ tem trinta membros, sendo 3 viúvas. Ele é composto por membros 60+, 70+, 80+.
Desde o início, o grupo leu e compartilhou muitos livros. Alguns títulos são estes: Fé ao Máximo, de George Barna, Alguém se Importa e O Despertar da Liderança, de Doug Stringer, Apenas um Mordomo, Eu um Servo e Firme seus Valores, de Charles Swindol, Três Rios, de Craig Hill e Os Sons da Fé, de Philip Yancey.
Em muitas reuniões eram realizadas refeições no estilo “motiori” que, em japonês, significa juntar panelas. Alguns traziam pratos salgados, outros saladas, outros bebidas e outros sobremesa.
Uma das características dos integrantes do nosso grupo 60+ é que a maioria das pessoas é aposentada. As mulheres gostam de cozinhar e nós apreciamos estar juntos.
Durante a pandemia, membros do grupo prepararam almoço e jantar para os irmãos da igreja que estavam com Covid e não podiam sair de casa para comprar mantimentos.
O Grupo 60+ contribui com outros ministérios da igreja, doando mantimentos e trabalhando na cozinha para as atividades dos ministérios de jovens, adolescentes e crianças.
Os principais objetivos do grupo são: 1) Dar oportunidade para que os membros com mais de 60 anos possam participar de um pequeno grupo, além da presença aos cultos e à Escola Dominical; 2) Fazer reuniões com “abundância” de comida; 3) Propiciar momentos de compartilhamento e pedidos de oração e 4) Como resultado, ajudar a melhorar qualidade de vida.
A assiduidade às reuniões é muita alta, os membros gostam de estar juntos. Pompeia é uma pequena cidade de 22 mil habitantes, o que facilita a presença nas reuniões, que são realizadas semanalmente às quartas feiras, à noite.
As pessoas com mais idade e problemas físicos, com dificuldades de locomoção e participação nas reuniões, são “promovidas” a membros eméritos e continuam no grupo mesmo com pequena ou quase nenhuma presença.
Sendo um agrupamento 60+, o grupo não tem uma data para terminar. Como muitos outros grupos temáticos, é necessário mudar sempre as atividades para não cair na rotina e as pessoas se sentirem desmotivadas. É importante que todos tenham oportunidade de sugerir atividades e exercer liderança em algumas delas. Os membros já sugeriram atividades como: evangelismo, lazer, estudo e memorização de textos bíblicos, maior integração com outros ministérios da igreja.
Deus vai nos orientar para que os integrantes do Grupo 60+ possam cumprir o seu propósito, como o descrito em Efésios 2.10: “Pois, somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.
Alberto Issamu Honda e Marina Sumi Matuzaki Honda, coordenadores do Grupo 60+ da Igreja Evangélica Holiness de Pompeia.
Parabéns aos queridos do grupo 60+ de Pompéia. Vcs são inspiração para o Corpo de Cristo de qq lugar.
Que o nosso Deus continue abençoando essa igreja e que muitas vidas sejam alcançados para o Senhor