Quando Deus fala comigo?

Por Wilfried Körber

Outro dia, escrevi que a noite ou a madrugada são bons momentos para Deus me falar, mas não é este quando (dia ou noite) que é referido nesse título. O “quando” do título quer informar o seguinte:

  • Deus fala comigo enquanto leio a Sua Palavra.
  • Deus fala comigo quando estou cantando certos hinos.
  • Deus fala comigo enquanto estou orando.
  • Deus fala comigo enquanto fico quieto, meditando.
  • Deus fala comigo quando tem um recado ou uma ordem para mim.
  • Deus fala comigo quando lhe presto atenção.
  • Deus já falou comigo pelo WhatsApp. É uma realidade recente.
  • Deus sempre fala pelo Seu Espírito.

Poderíamos também perguntar: Como Deus fala comigo? De viva voz? Talvez os meios serão outros e poderíamos fazer outra lista, parecida com a anterior. O que importa, é o fato de que Deus fala e nós lhe devemos atenção. Às vezes Deus precisa usar palavras duras, como encontramos nos livros dos profetas, mas, na maioria das vezes, o recado termina com palavras amorosas, de consolação, de ânimo, de esperança, e promessas incontáveis.

Assim sendo, fiquemos atentos para quando Deus nos diz alguma coisa, e repito aqui as ocasiões, para que todos se lembrem desses momentos preciosos:

Enquanto leio a sua Palavra

Existem várias maneiras de se ler a Palavra: De acordo com um plano de leitura, cumprindo o estabelecido de ler por dia três trechos estabelecidos. Na minha opinião esse sistema não é produtivo; estaremos cumprindo uma meta e nada mais.

A melhor maneira, no meu entender é orar antes, para que Deus nos revele o que precisamos saber, lendo em qualquer parte da Bíblia, prestando atenção para descobrir o que aquele texto diz a mim. Tenho também feito boa experiência ao escolher, por exemplo o livro de Isaías, para ler um trecho por dia, do começo ao fim, sem pressa nem prazo estabelecido, verificando também o que aquela palavra tem a dizer a mim pessoalmente.

Ao tentar descobrir a mensagem de Deus nos hinos

Geralmente acontece que estes contêm uma afirmação de consolo, de reanimação, de submissão, de alegria e de fé. São incontáveis as letras de hinos com uma mensagem para o nosso coração. É Deus se comunicando.

Talvez o modo mais clássico, se assim podemos dizer, é quando estamos orando

Eu falo, Deus responde, eu peço, Ele atende, de preferência como Jesus recomendou, fechando-se no quarto e a sós.

Também quando fico quieto, meditando, Deus fala

Há duas condições difíceis de praticar: Ficar quieto. Nosso interior costuma ser muito agitado, e há na nossa mente várias coisas ao mesmo tempo. Ficar quieto para poder escutar o sussurro do Espírito Santo, precisa ser treinado. Com o nosso pensar também é quase assim. Precisamos de disciplina mental para não deixar a mente vagar, mas ficar concentrada no objetivo que temos.

Às vezes Deus fala quando tem uma tarefa para nos dar

Estávamos distraídos com outras coisas, nem pensávamos em Deus, quando de repente Ele nos envia a algum lugar para fazer determinado trabalho.

Finalizando esse comentário, quero ainda dizer que podemos ouvir Deus, quando lhe damos atenção, deixando de lado qualquer outra ação ou pensamento, dizendo: Fala Deus! E Ele fala.

Wilfried Körber nasceu em Göttingen na Alemanha em 1931 e vive no Brasil desde 1937. Converteu-se aos 16 anos na então Igreja Alemã Batista Zoar, frequentada por sua mãe. Membro fundador da Igreja Batista Filadélfia de São Paulo, envolveu-se com o trabalho de evangelização de crianças e missões, com sua esposa Gisela, de saudosa memória. Há mais de uma década escreve textos para o devocionário Presente Diário. Atualmente vive em Sorocaba, SP. @lampadaparaosmeuspes_.

Imagem: Unsplash.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *