Lâmpadas com pouco azeite

Por Wilfried Korber

Das dez virgens que saíram a encontrar-se com o noivo, cinco se descuidaram, e esqueceram de levar azeite suficiente para suas lâmpadas. O encontro seria no meio da noite, e não havia iluminação pública.

Diz, então, a Palavra de Deus em Mateus 25.3-8: “Surpreendidas, porque haviam adormecido, disseram às outras cinco companheiras: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando.” Elas haviam adormecido e não vigiado. O noivo veio no meio da noite e elas estavam despreparadas.

Que lição temos a aprender?

O noivo (Jesus) está chegando (muito em breve). O dia e a hora ninguém sabe. Precisamos estar preparados e vigilantes. As lâmpadas acesas representam nossa vida de fé e ação. Sem luz, ficamos no escuro. Acabamos numa situação comparável aos irmãos de Laodiceia, que se consideravam ricos e suficientes, mas Jesus lhes disse: “… nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu”. Ou então, ainda, como os de Éfeso, aos quais Jesus disse: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Arrepende-te, e volta à prática das primeiras obras; e, senão, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas”. Nesses dois casos, apesar da situação, vislumbrava-se uma possibilidade de restauração, mas na parábola de Jesus, o noivo declarou às cinco néscias: “Eu em verdade vos digo, que não vos conheço!” E fechou-se a porta. Escrevi esse comentário para lembrar que Jesus está voltando, e precisamos estar preparados. No meio do povo de Deus, infelizmente, encontramos aqueles cujas lâmpadas estão vazias, e não há azeite disponível na chegada do noivo. As prudentes não vão poder ceder do seu azeite, pois poderá faltar para elas. Todo cuidado é pouco. O azeite corresponde a uma vida de comunhão com Deus. É o Seu Espírito em nós.

Wilfried Körber nasceu em Göttingen na Alemanha em 1931 e vive no Brasil desde 1937. Converteu-se aos 16 anos na então Igreja Alemã Batista Zoar, frequentada por sua mãe. Membro fundador da Igreja Batista Filadélfia de São Paulo, envolveu-se com o trabalho de evangelização de crianças e missões, com sua esposa Gisela, de saudosa memória. Há mais de uma década escreve textos para o devocionário Presente Diário. Atualmente vive em Sorocaba, SP. @lampadaparaosmeuspes_.

Imagem: Unsplash.

Leia mais:

>> Entra na minha casa, por Wilfried Korber

>> Não só de remédios vive o idoso, Elben César

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *