Eu com Deus e Deus comigo

Por Wilfried Korber

São, essas duas posições, muito parecidas, mas não são iguais. Tentarei explicar o que penso e como sou consolado em ambos os casos.

“Eu com Deus” significa que eu me disponho a viver de acordo com a sua vontade. Meu contato com ele é através da oração e da prática diária nos meus afazeres, procurando fazer tudo o que ele espera de mim, da melhor forma possível. Procuro melhorar minha comunhão, que como com outros personagens bíblicos, deve ser com real intimidade. Meu exemplo nesse caso é Moisés, como está escrito em Êxodo, nos capítulos 19 e 20.18-21. Depois desses, segue outro encontro no capítulo 24 e ainda no capítulo 33.12-23. Quero destacar nesse último trecho o versículo 21, no qual Deus disse a Moisés: “Eis aqui um lugar junto a mim!”

Agora, com essa palavra de aconchego já estamos chegando à segunda expressão do título: “Deus comigo.” Isso significa que Deus está ao meu lado por iniciativa dele. Como mencionei antes, foi ele que disse a Moisés: “Eis um lugar junto a mim,” convidando-o a se aproximar. Em outras palavras, Deus está dizendo que a mão dele está estendida na direção de Moisés; ou ainda como mencionado em outra ocasião, que ele pode levá-lo sobre as suas asas. Outra figura é quando Deus diz que é possível encontrar abrigo na sombra de suas asas (Salmos 57.1; 63.7). Também no Salmo 91.1, Deus nos fala do abrigo à sua sombra.

Resumindo, quero considerar que uma é a posição quando eu vou em busca de Deus, e outra é quando Deus se coloca à minha disposição. Em ambos os casos estaremos juntos, e isso é maravilhoso.

Wilfried Körber nasceu em Göttingen na Alemanha em 1931 e vive no Brasil desde 1937. Converteu-se aos 16 anos na então Igreja Alemã Batista Zoar, frequentada por sua mãe. Membro fundador da Igreja Batista Filadélfia de São Paulo, envolveu-se com o trabalho de evangelização de crianças e missões, com sua esposa Gisela, de saudosa memória. Há mais de uma década escreve textos para o devocionário Presente Diário. Atualmente vive em Sorocaba, SP. @lampadaparaosmeuspes_.

Imagem: Unsplash.

Leia mais:

Entra na minha casa, por Wilfried Korber

Abençoados para abençoar, por Carlos Munhoz

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *