As palavras de Durvalina Bezerra, lançaram os desafios para nós de se viver para Deus, o período de 60+ na sua forma plena e inspirada em toda a experiência adquirida profissional, ministerial e vivência de vida em Cristo.
Nosso querido Cheng Lin, junto com Wen, sua esposa, mostrou os conceitos muito importantes de segunda carreira baseada no livro “Aprender a Envelhecer” de Paul Tournier, sua experiência em estudar e digerir o livro em grupo, foi um exemplo de uma vida cristã 60+ em comunhão que serve de inspiração para nós iniciarmos o nosso grupo..
Aprendemos a maneira como Jorge Nishimura tem descoberto sua forma de atuar na sociedade de Pompeia e região por meio do Projeto Pompeia Visão 2038, inspirando um grupo de lideranças multisetoriais da sociedade a sonhar com a melhor cidade de pequeno porte. O programa de Capacitação de Conselheiros Municipais que desafia as lideranças da cidade a atuar nos Conselhos Municipais visando a transformação da sociedade como um todo, em todas os setores. Um espaço público atraente e desafiador para um cristão 60+.
O depoimento de Jader Oliveira da UNIEDAS foi emocionante, mostrando o histórico de missões entre os índios terenas, buscando a solução de problemas sérios da própria tribo e levando o evangelho junto as outras tribos indígenas.
Foi uma tremenda inspiração para um olhar bem sucedido de Missão Integral, também reforçado pelo depoimento e o testemunho de vida de Paulo Capelletti, nos desafios de levar o evangelho integral aos carentes e excluídos da sociedade.
Lindon Carlos nos inspirou muito ao falar nos desafios de atuar no sertão paraibano com um olhar para suas necessidades próprias por meio da ACEV, Ação Evangélica.
E também pelo olhar das necessidades sociais locais das crianças e adolescente, atendidas pelos projetos da Oásis de Pompeia, para formação dos futuros cidadãos.
Tivemos depoimentos de experiências nos grupos de 60+ da igreja Metodista livre de Marília e da igreja Holiness de Pompeia, atendendo não só os seus membro, mas ampliando essa mensagem para a sociedade. Essas experiências são inspiradoras para outras igrejas porque o grupo de 60+ é um grupo cada vez mais crescente e relevante tanto na sociedade como nas igrejas.
Ageu Lisboa foi muito contundente ao mostrar a necessidade de aceitação das realidades físicas, emocionais e espirituais dos 60+, passando pelo conhecimento da própria realidade, nas suas limitações e potencialidades.
Klênia Fassoni falou na linha da realidade do envelhecimento e da necessidade do autocuidado, baseado no cuidado com que o Senhor atua na vida do cristão. Muito nos inspirou sobre as necessidades crescentes de cuidados nesta faixa etária, suas limitações, mas também das enormes potencialidades.
Sentimos também inspirados no depoimento de Adércio Correa que iniciou sua segunda carreira, como missionário no Quirguistão, ao chegar nos 60+, junto com sua esposa. Seus desafios bem sucedidos de aprender a falar o russo para poder atuar no seu chamado missionário na Ásia Central.
Foi muito animador conhecer o curso de educação socio-emocional “Equilibrada-Mente”, criado e apresentado por Regina Suguihara, já na fase de implantação com treinamento de monitores.
As visitas à Fundação Shunji Nishimura, Universidade da Família (UDF) e Instituto de Desenvolvimento Familiar (IDF) nos inspirou nas grandes possibilidades que existem para levar a influência cristã á sociedade, procurando beneficiar a sociedade como um todo.
Os muitos testemunhos pessoais nos emocionaram e nos motivaram a servir a Deus com vigor e entusiasmo.
Enfim, Deus nos deu muito mais do que desejamos ou sonhamos!!!
Foi realizado o segundo Encontro Nacional de 60+ em Pompeia – SP, entre dias 15 e 17/08/2023
Saiba mais sobre o evento lendo o artigo escrito pela Ultimato Online. Acesse:
https://www.ultimato.com.br/conteudo/novas-perspectivas-para-a-populacao-60-e-desafios-para-a-igreja
Add a Comment