60+ também fazem missão?

Oficina no Congresso Brasileiro de Missões celebra iniciativas e encoraja iniciativas com os 60+

Por Ariane Gomes

Na última terça-feira, 7 de outubro de 2025, Ultimato participou da oficina “os 60+ em missão” promovida pelo Movimento Cristão 60+ no 10º Congresso Brasileiro de Missões (CBM)

O Movimento Cristão 60+ começou a ser organizado há pouco mais de 5 anos, já tem um site e um perfil no Instagram bastante ativos. Já realizou quatro encontros nacionais e dois regionais. Desde junho de 2025, o MC 60+ está organizado a partir de um grupo base e de três grupos de trabalho: gestão e relações públicas, comunicação e publicações e encontros.

É a primeira vez que o MC 60+ participa de um evento como o CBM para apresentar a história e o propósito do movimento e para refletir como os 60+ podem se envolver com a missão de Deus. Para surpresa dos mais de 100 participantes da oficina – que foi oferecida em dois horários para acomodar todos os interessados – aproximadamente 25% dos participantes dessa edição do CBM têm mais de 60 anos.

A oficina “Os 60+ em missão” foi conduzida por Verônica Farias, Daniel Yoshimoto e Stephen Kunihiro, que apresentaram dados da população com mais de 60 anos no Brasil – incluindo a informação que em 2030 o Brasil terá a quinta maior população idosa do mundo – refletiram sobre os 60+ como atores na missão de Deus e sobre novos papéis que esse grupo pode assumir na igreja – talvez, não como protagonistas, mas como mentores experientes.

Verônica, Daniel e Stephen também conversaram com os participantes sobre a importância de reconhecer as mudanças no comportamento social e a presença visível dos 60+ em diversas atividades – que anos atrás eram frequentadas apenas por jovens e adultos. A realidade cultural, social, familiar, nas áreas de cuidado e de saúde exige que não apenas a sociedade, mas que a também igreja pensem em como integrar os 60+ e, em especial, como encorajá-los a assumir posições de mentoria, a investir em uma segunda carreira ou a envolver-se ativamente com a missão de Deus no mundo em missões nacionais ou transculturais.

Alguns participantes contaram como antes mesmo de se aposentar planejaram se dedicar a uma segunda carreira. Outros compartilharam o envolvimento com a missão transcultural e com ministérios da igreja. Muitos expressaram o desejo de saber como iniciar um movimento entre os 60+ de sua igreja e/ou comunidade.

O MC 60+ ofereceu o QRcode ao lado para os interessados em saber mais e participar do grupo Amigos do MC 60+ para troca de experiências, materiais e recursos para encorajamento mútuo.

Leia mais:

>> Segunda carreira e missões, Adércio da Silva Corrêa
>> Novos papéis na igreja, Daniel Yoshimoto
>> Idosos como atores [e campo] da missão, Verônica Farias

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *